Quinta Bom Retiro

Bom Retiro

 

Fotos

 

Vídeos

A Quinta do Bom Retiro ergue-se num cenário único no Mundo, o Douro.

Engrandecida no século XVIII por Luís Beleza de Andrade, um dos fundadores da pombalina Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, é adquirida em 1919 pela Casa Ramos Pinto. Esta Quinta é uma das mais antigas e típicas da região, conservando ainda a singularidade da sua arquitectura original, bem como a sua riqueza paisagística.
Desde os tempos da sua aquisição até aos dias de hoje constitui um dos locais privilegiados para recepção de convidados.

Envolvida por vinhas clássicas, a Quinta do Bom Retiro está emoldurada por um sumptuoso jardim construído há largas dezenas de anos, uma piscina que se conta entre as mais antigas do Douro, árvores de fruto, e árvores exóticas trazidas de vários cantos do Mundo.

Características Vitivinícolas 

A Quinta do Bom Retiro está localizada na região do Douro, sub-região de Cima Corgo, na freguesia de Valença do Douro, Pinhão, e é banhada pelas águas do Rio Torto. Tem uma área total de 110ha, que variam entre os 110m e os 400m de altitude, dos quais apenas 62ha são área de vinha com médias de idade distribuídas da seguinte forma: 30% entre 10 e 20 anos; 11% entre 21 e 30 anos; 8% entre 31 e 40 anos; 25% entre 41 e 50 anos; 26% com idades> 80 anos; mais de 50% das vinhas da Quinta do Bom Retiro têm uma idade superior a 40 anos. As castas aqui produzidas são exclusivamente tintas, sendo que, para além dos 40% de mistura, 19% da área plantada pertence à casta Touriga Nacional, 16% à Tinta Barroca, 11% à Touriga Franca, 8% à Sousão e 6% à Tinta Roriz. 

 



“109 ha, que variam entre os 110m e os 400m de altitude”

quintaBomRetiroDestaque.gif